Empreendedorismo

Com ideias inovadoras, estudantes realizam Feira de Miniempresas

Levando o empreendedorismo para as escolas há 98 anos em mais de 120 países ao redor do mundo, a Instituição Júnior Achievement realiza nos dias 01, 02 e 03 de setembro a Feira de Miniempresa em Campo Grande. O evento proporciona aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa.

Neste ano, cinco miniempresas participam do programa com 100 alunos, apresentando e comercializando sua produção. O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul apresentará a Miniempresa Plufet S.A/E, com puffs de madeira; a Escola Estadual Joaquim Murtinho trará a Helianthus S.A/E, empresa de mini bolsas; a Subsecretaria de Juventude  apresentará a Camaleão S.A/E, com Camisetas Tie Dye; a Escola Estadual Hercules Maymone Eco Plants S.A/E apresentará porta-trecos ecológicos e o Colégio Militar Azuza S.A/E trará Poleiras para cachorros.

A Feira de Miniempresas acontece no Shopping Bosque dos Ipês. Durante a abertura, no dia 1º de setembro, às 19 horas, alunos, pais e empresários da Junior Achievement estarão reunidos, para assistirem  a palestra Empreendedorismo e Inovação será ministrada por Bruno Guazina.

O evento é aberto ao público, bem como os demais dias de feira.

Como funciona?

O programa de educação econômico-prática é desenvolvido durante 15 semanas nas escolas, proporcionando vivência na organização e na operação de uma empresa por meio do método “Aprender Fazendo”. Os alunos aprendem a identificar conceitos da livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, necessidades do consumidor, conceitos de oferta e demanda e a valorização de atitudes empreendedoras com quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção que aplicam os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial, em que cada participante se converte em um miniempresário.

Os alunos escolhem um produto a ser fabricado e comercializado, vendem ações para conseguir o capital necessário para o empreendimento, organizam a administração elegendo um Presidente e os diretores de RH, Produção, Finanças, Marketing e Vendas, compram matéria-prima, produzem, vendem, pagam salários e comissões e recolhem impostos, que são recolhidos, doados a instituições filantrópicas escolhidas previamente pelos participantes do programa e o lucro é distribuído entre os acionistas, trabalhando valores como honestidade, ética, perseverança, responsabilidade social e a importância de superar desafios através do trabalho em equipe.

Serviço

Data: 01, 02 e 03 de setembro
Horário de Funcionamento: 10h às 22h
Local: Shopping Bosque dos Ipês

Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos, em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da Associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, a Junior Achievement atua nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Seus projetos já beneficiaram 4 milhões de crianças e jovens brasileiros. Para saber mais, acesse www.jabrasil.org.br ou curta www.facebook.com/jabrasil.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Cultivamos diálogos não-violentos. Xingamentos, ofensas, ataques pessoais, spam, manifestações de preconceito e comentários fora de contexto não serão tolerados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *